Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

EXISTE EXPLICAÇÃO PARA O SOFRIMENTO HUMANO?


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 1,40-45)(16/01/20)
.
Caríssimos, o sofrimento é uma realidade sempre presente, porém, indispensável para vencer o pecado e todo o mal. Deus podia ter enviado seu Filho Jesus, não para sofrer, mas sim, para vencer todo sofrimento sem padecimento algum; mas, quando olhamos para Jesus na cruz, tomamos consciência de que o sofrimento de quem é inocente se reveste de um valor infinito; é por isso que todo inocente é invencível.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, na Encíclica "Lumen fidei", nos mostra que a fé é a força divina que nos faz superar às tribulações e as dificuldades deste mundo; diz ele: "O cristão sabe que o sofrimento não pode ser eliminado, mas pode adquirir um sentido: pode tornar-se ato de amor e de entrega nas mãos de Deus que não nos abandona e, deste modo, ser uma etapa de crescimento na fé e no amor.
.
A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite [deste mundo tenebroso], e isto basta para o caminho. Ao homem que sofre, Deus não dá um raciocínio que explica tudo, mas oferece a sua resposta sob a forma duma presença que o acompanha, duma história de bem que se une a cada história de sofrimento para nela abrir uma brecha de luz.
.
Em Cristo, o próprio Deus quis partilhar conosco esta estrada e oferecer-nos o seu olhar para nele vermos a luz. Cristo é Aquele que, tendo suportado a dor, Se tornou «autor e consumador de nossa fé» (Heb 12,2).
.
Portanto, caríssimos, não resta dúvida de que este mundo é um campo de combate espiritual, um vale de lágrimas; onde, de acordo com as situações, experimentamos alegrias e sofrimentos; todavia, não estamos sozinhos, o Senhor caminha conosco, para que com o auxílio de Sua graça, vençamos todas as batalhas, siguindo-o fielmente até à plenitude da vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox