Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

MAS, COMO ESCUTAR O SENHOR?


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 1,29-39)(15/01/20)
.
Caríssimos, Samuel foi uma criança nascida do milagre alcançado por Ana, sua mãe, que o consagrou ao Senhor, para que o servisse por toda a vida. Ana era estéril e por isso sofria com as humilhações daquela sociedade que considerava amaldiçoado todo ventre infértil. No entanto, não se deixou abater por tais injúrias; mas, por meio de sua piedosa oração, alcançou do Senhor a graça de tornar-se a mãe do grande Profeta Samuel, aquele que mudou a história do seu povo e de toda humanidade.
.
Com efeito, a primeira leitura de hoje nos mostra como o menino Samuel aprendeu a escutar o Senhor, tornando-se seu porta voz, bem como nos relata o hagiógrafo: "Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras." Assim, todos reconheceram que ele era um Profeta do Senhor, ou seja, aquele que autenticamente falava em seu nome.
.
Ora, também nós que fomos batizados temos o mesmo chamado de Samuel, isto é, servir ao Senhor em santidade e justiça por todos os dias de nossa vida. Todavia, precisamos aprender a escutar o Senhor para fazer tudo o que é do seu agrado e assim se tornar também um seu porta voz. Pois, foi exatamente isso o que Jesus nos ensinou: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."
.
Caríssimos, Jesus no Evangelho de hoje nos ensina que a oração pessoal e a de intercessão são os meios pelos quais alcançamos todas as graças; também nos ensina a sempre expulsar o mal e nunca deixar que ele nos fale, para isso, façamos silêncio nos pensamentos, ou seja, jamais dar ouvidos aos pensamentos vãos, desordenados e estranhos que chegam a nossa mente. Por fim, ter em vista que a nossa missão é pura vontade de Deus, e por isso, não pode se submeter aos apegos humanos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox