Arquivo do blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

FAZER O BEM É UM DOM DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,12-14)(01/11/21)

Caríssimos, de Deus recebemos a vida e com ela todas as coisas boas para sermos bons e felizes, porém, muitos estragam a própria vida e as dos outros com práticas que são contrárias à vontade de Deus, e por isso, não correspondem à fé que professam; outros ainda vivem na total ignorância de Deus, por isso, não creem, não o buscam, não o querem, e isso já é um grande mal.

O fato é que para onde olharmos contemplamos as maravilhas de Deus estampadas na obra da criação, tudo é bom, belo e perfeito. De fato, como é maravilhoso viver como seus filhos e filhas fazendo o bem que Dele recebemos a cada momento, como disse santa Bernadete: "Tudo é graça" na vida de quem ama a Deus e faz a sua santa vontade.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus ensina a um fariseu, que lhe convidou para uma refeição, o modo de ser que nos torna felizes à medida que somos providência divina para aqueles que tanto necessitam dela: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

De fato, quando olhamos para este mundo mergulhado no abismo do egoísmo, uns com tantos, outros sem nada morrendo a míngua por lhes faltar praticamente tudo, o que dizer dessa exortação de Jesus? Ora, se fosse depender da nossa disposição para isso, ou seja, sem o impulso da graça de Deus, poucos se dariam a esse ato de solidariedade e de amor ao próximo como um dom de Deus.

Portanto, caríssimos, para além da nossa inércia em fazer o bem, o Senhor nos ajuda a praticar as obras de misericórdia quando realmente nos disponibilizamos ao seu serviço nas pastorais das nossas Paróquias para ajudar aqueles que Ele mais ama, por conta da indigência que os atingiu.

Destarte, escutemos são Paulo a esse respeito: "Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." (Ef 2,8-10).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox