Arquivo do blog

terça-feira, 16 de novembro de 2021

A CONVERSÃO DE ZAQUEU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 19,1-10)(16/11/21)

Caríssimos, no Evangelho de hoje, estando ainda na cidade de Jericó, o Senhor Jesus encontrou um certo Zaqueu que por ser o chefe dos cobradores de impostos, era considerado um pecador público, inimigo da nação por ser colaborador dos invasores Romanos. Ora, Zaqueu queria ver Jesus, mas por sua baixa estatura não o conseguia devido a grande multidão que o acompanhava, no entanto, correu adiante e subiu numa árvore para ve-lo, mas, quem o viu primeiro foi Jesus, que de imediato se convidou para ir à sua casa.

Todavia, foi criticado por sua atitude: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” No entanto, relata são Lucas: "Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lc 19,8-10).

Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "O olhar de Jesus vai para além dos pecados e dos preconceitos. Isto é importante! Devemos aprendê-lo. Ele vê a pessoa com os olhos de Deus, que não se detém no mal passado, mas entrevê o bem futuro; Jesus não se resigna aos fechamentos, mas sempre abre novos espaços de vida; não se detém nas aparências, mas olha para o coração. E neste caso olhou para o coração ferido de Zaqueu: ferido pelo pecado da cupidez, pelas coisas más que havia cometido. Olha para aquele coração ferido e vai ali.

De fato, é dando confiança às pessoas que as fazemos crescer e mudar. É assim que Deus se comporta com todos nós: não está bloqueado pelo nosso pecado, mas supera-o com o amor e faz-nos sentir a saudade do bem. Todos sentimos esta saudade do bem depois de um erro. E assim faz o nosso Deus e Pai, assim faz Jesus. Não existe uma pessoa que não tenha algo de bom. E Deus olha para isto, para a tirar do mal.

A Virgem Maria nos ajude a ver o bem que há nas pessoas que encontramos todos os dias, a fim de que todos sejamos encorajados a fazer sobressair a imagem de Deus impressa no seu coração. E assim podemos rejubilar pelas surpresas da misericórdia de Deus! O nosso Deus, que é o Deus das surpresas!" (Papa Francisco - Angelus - 30/10/16).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox