Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

A AUTORIDADE É UM SERVIÇO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,11-19)(10/11/21)

Caríssimos, a liturgia de hoje trata especificamente do governo da nossa existência e também da grande importância de sermos agradecidos. Na primeira leitura o Senhor nos mostra que toda autoridade lhe pertence e que todo poder dado aos homens necessariamente é um serviço, e quem o exerce contrariando essa finalidade será julgado por seus atos nefastos.

A palavra "autoridade" na sua etimologia significa "fazer crescer e amadurecer". Ora, todos nós em plena consciência a exercemos em nossa vida e de outros, porém, sem esquecer que já fomos governados, cuidados e protegidos por nossos pais, catequistas, professores, autoridades constituídas, etc. No entanto, o testemunho autêntico que damos da vontade de Deus, é a mais perfeita autoridade que exercemos.

De fato, quando a autoridade é exercida, mas não tem como fundamento a verdade, nunca será um serviço que faz crescer e nos tornar livres; ao contrário, torna-se domínio autoritário, abuso de poder, sobre os quais paira o severo juízo de Deus, como vimos na primeira leitura: "Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos." (v5).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus passando pela região de Samaria e Galileia, se dirigia para Gerusalém, dez leprosos vieram ao seu encontro, gritando: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano."

Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. Ou seja, a obediência à Palavra de Jesus os levou à cura, mais somente um recebeu a salvação pelo reconhecimento, pela fé e o agradecimento que fez ao Senhor.

Portanto, caríssimos, não basta receber a graça da saúde física, como vimos, mas se faz necessário o reconhecimento, a fé e o retorno ao Senhor Jesus com o coração agradecido por todo bem que Dele recebemos especialmente a salvação eterna de nossas almas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox