Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

NADA TE PERTURBE, NADA TE AMEDRONTE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,12-19)(24/11/21)

Caríssimos, ao longo da história da humanidade, desde que o pecado entrou em nossa natureza, não houve um só instante em que o bem e o mal não se confrontasse, e assim será até que o mal seja estirpado para sempre da criação pelo poder Redentor de nosso Senhor Jesus Cristo, como nos ensinou são Paulo: "Porque o mistério da iniquidade já está em ação... Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda." (2Tss 2,7a-8b).

Com efeito, a liturgia de hoje nos dá a conhecer que os inimigos de Deus agem como se Ele não existisse, por isso, fazem pouco caso da fé e perseguem com todo tipo de maldades, até mesmo físicas, os que seguem nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, como vimos no Evangelho de hoje, o Senhor nos diz que tudo isso acontece por causa do Seu Santo Nome.

Por isso, nos exorta: "Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"

De fato, como ainda nos ensina são Paulo: "A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal." (2Tss 2,9-12).

Portanto, caríssimos, escutemos com muita atenção estas palavras de santa Teresa D'avila: 

"Nada te perturbe, 

nada te amedronte

tudo passa

a paciência tudo alcança...

A quem tem Deus

nada falta

só Deus basta."

Destarte, confiantes no amor e na misericórdia infinita de nosso Pai celestial, continuemos seguindo as pegadas do Seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que por sua obediência incondicional se ofereceu em sacrifício de expiação para purificar os nossos pecados e nos conduzir a vida eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox