Arquivo do blog

domingo, 28 de novembro de 2021

VIGIAI E ORAI...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,34-36)(27/11/21)

Caríssimos, olhando o mundo na atual situação que se encontra, percebemos que as pessoas estão mais empenhadas no seguimento das ideologias e na busca de satisfações momentâneas do que no verdadeiro sentido da vida. De fato, a prática do pecado passou a ser regra de vida nas emissoras de TV, de rádio, na Internet e em quase todos os seguimentos da sociedade; em suma, vemos que se perdeu de vez o pudor, a prática dos bons costumes, o respeito pelos mais velhos, de tal forma que tudo se encontra banalizado.

De certo, a sociedade moderna está pra lá de Sodoma e Gomorra, coisa que já não causa mais constrangimento algum, pois normalizaram todo tipo comportamento esdrúxulo, vergonhoso, despudorado; o corpo humano foi objetivado, ou seja, perdeu quase que totalmente a sua sacralidade, passou a ser objeto de exposição e de todo tipo de exploração sexual desordenada; e outras modalidades em nada condizentes com a imagem e semelhança de Deus que somos.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus alerta seus discípulos e a humanidade para que estejam preparados para o dia de sua Parusia, porque quando menos se esperar Ele voltará; e o que será dos que não se prepararam? Escutemos então o Senhor: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra." (Lc 21,34-35).

Ora, além desse alerta, Ele também mostra como devemos nos preparar: "Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem." Pois, esse dia tenebroso causará a ruína de muitos, principalmente daqueles que fizeram pouco caso das suas palavras e da fé dos que o seguiram fielmente dando por Ele a própria vida.

Portanto, caríssimos, convém lembrar que ainda estamos no tempo da misericórdia, tempo de graça, tempo de conversão, porque depois desse tempo virá o dia da ira em que a justiça divina se cumprirá na íntegra e não haverá nenhuma concessão, como se sucedeu com Sodoma e Gomorra que se tornaram um mar de sal também chamado de Mar Morto.

Destarte, escutemos atentamente o Senhor: "Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!" (Mt 18,7). "Disse ele ainda: Não seles o texto profético deste livro, porque o momento está próximo. O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras." (Ap 22,10-12).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox