Arquivo do blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O DISCIPULADO DE CRISTO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 14,25-33)(03/11/21)

Caríssimos, o discipulado de Cristo é feito da renúncia de si mesmo e de todos os apegos e afetos que impedem a ação do Espírito Santo nas almas consagradas ao Senhor mediante o batismo. De fato, o sentido da consagração batismal é a nossa santificação sem a qual não podemos ver a Deus, e ninguém a alcança se não renuncia a si mesmo e a todos os apegos e afetos desordenados, pois, o único objetivo do discipulado de Cristo, é a salvação eterna de todos.

Com efeito, ser discípulos de Cristo é seguir o Seu exemplo como nos ensinou são Paulo: "Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo, assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Fl 2,5-8).

De certo, como ainda estamos neste mundo mesmo sem sermos deste mundo, sofremos a tentação de estar no comando e no domínio de tudo e de todos que estão ao nosso alcance, e quando cedemos a essa tentação complicamos tudo e todos pela falta de humildade, de modo que nossas palavras e ações não passam de imposição da nossa própria vontade, causando a nossa ruína.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que não basta querer ser seus discípulos, pois, o nosso querer sem a graça advinda da renúncia de nós mesmos e de tudo o que nos prende a este mundo, facilmente nos leva a desistir de seu discipulado devido às provações e desafios de fé que enfrentamos por conta daqueles que se opõem a Ele e aos seus seguidores. 

Portanto, caríssimos, escutemos atentamente o Senhor Jesus: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo."

Destarte, às Palavras do Senhor Jesus, segue o exemplo de Sua morte humilhante de cruz, assim, ao olharmos para Ele com os olhos da alma, veremos o quanto fomos amados por Deus até a última gota do Seu Preciosíssimo Sangue. Por isso, continuemos escutando: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando." (Jo 15,13-14).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox