Arquivo do blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

NÃO TENHAIS MEDO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,20-28)(25/11/21)

Caríssimos, em nossa naturalidade os acontecimentos que se dão dependem de como vivemos e o que produzimos com o nosso modo de ser e estar no mundo. De forma que, o equilíbrio da criação depende da nossa obediência às leis naturais, presente nas criaturas; às leis positivas, criadas pelos homens para a organizar a sociedade, e à Lei de Deus, que é o fundamento das duas primeiras. Ocorre que o nível de desobediência à estas leis está tão elevado que nada de bom podemos esperar, como já estamos constatando.

Ora, ao longo da história da humanidade muitos foram os avisos dados por Deus para conter a desobediência dos homens à estas leis; começando pelo dilúvio de destruiu praticamente a humanidade de então; depois vieram as cidades de Sodoma e Gomorra destruídas por conta da perversão sexual dos seus habitantes; as inumeras catástrofes naturais: terremotos, vulcões, tsunamis e outras tantas; sem contar as pestes, as doenças de toda espécie; e ainda as guerras entre as nações que ceifaram milhões de vidas.

Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus deixa claro que um pouco antes da sua vinda definitiva os acontecimentos catastróficos que se darão será numa proporção tão grandiosa que poucos são os que sobreviverão à esses acontecimentos. Eis o Seu anúncio escatológico: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas." (Lc 21,25-26).

São Pedro tratando desse mesmo assunto escreveu: "Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.

E nos faz esta exortação: "Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz." (2Pedro 3,10-14).

Portanto, caríssimos, só nos resta rezar, nos arrepender dos pecados, fazer penitência, mudar de vida e esperar no Senhor, para que sejamos acolhidos por Sua Divina Misericórdia, e assim obtermos esta garantia que Ele nos concede : "Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. (Lc 21,28).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox