Arquivo do blog

sábado, 9 de julho de 2022

PARA O DISCÍPULO, BASTA SER COMO O SEU MESTRE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,24-33)(09/07/22)

Caríssimos, qual é o testemunho que damos de Cristo em nosso dia a dia? E não me refiro somente testemunha-lo com palavras, mas principalmente por atitudes e em verdade em meio a este mundo que o nega e o persegue por não ama-lo, por não segui-lo.

No Evangelho o Senhor Jesus disse: “O discípulo não está acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!" (Mt 10,24-25).

Com efeito, é este o nosso verdadeiro testemunho, vivermos como filhos e filhas de Deus neste mundo que vive mergulhado nas discórdias e contradições; para isso o Senhor Jesus nos garante que permanece conosco, de modo que, não devemos temer os que nos perseguem. Ou seja, Ele não nos promete um viver tranquilo e sem perseguição, porém, fiquemos certos de que jamais nos abandona.

Comentando esse Evangelho disse o Papa Emérito, Bento XVI: "Parece que a violência, o totalitarismo, a perseguição, a brutalidade cega se revelam mais fortes, silenciando a voz das testemunhas da fé, que podem parecer humanamente como os perdedores da história. Mas Jesus Ressuscitado ilumina o seu testemunho e assim compreendemos o significado do martírio.

Na derrota, na humilhação daqueles que sofrem por causa do Evangelho, um poder age que o mundo não conhece: "Quando sou fraco", exclama o apóstolo Paulo, "é então que sou forte" (2 Cor 12,10). Ou seja, é a força do amor, indefeso e vitorioso mesmo na aparente derrota. É a força do amor que desafia e vence a morte." (Bento XVI - Basílica de São Bartolomeu, 7/04/08).

Portanto, caríssimos, as Palavras do Senhor Jesus nos tranquiliza e nos dá coragem em meio às perseguições deste mundo, bem como nos ensina: "Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais." (Mt 10, 28-31).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox