Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de julho de 2022

SANTA MARIA MADALENA ROGAI POR NÓS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 20,1-2.11-18)(22/07/22).

Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa de santa Maria Madalena, apóstola da ressurreição de Cristo, aquela que levou seu anúncio aos Apóstolos, e que por isso, passou a conviver com Ele nessa condição. De certo, ela chegou ao túmulo do Senhor pensando naturalmente que estava morto, mas o encontrou vivo e interagindo com ela.

De fato, são Paulo nos ensina que em nosso batismo fazemos essa mesma experiência e passamos a viver a condição de ressuscitados com o Senhor: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova." (Rm 6,3-4)

Na primeira leitura a amada procura o amor da sua vida e o encontra e com Ele permanece depois de o procurar fora de si, que na verdade Ele já estava em sua alma, ou seja, encontrar o Senhor Jesus como único amor de nossa vida é nos deixar guiar pela fé que nada mais é do que nos deixar conduzir pelo Espírito Santo que nos ensina toda a verdade a seu respeito e que nos leva a santidade.

Portanto, caríssimos, duas são as condições da alma enamorada como vimos em santa Maria Madalena: a primeira, movida pelo amor do Senhor, ela o procura no sepulcro, que representa a nossa condição natural; a segunda, representada pelo nosso batismo, o encontra ressuscitado, o escuta e o anuncia tal qual foi enviada. E foi assim, que recebemos dos Apóstolos esse mesmo anúncio e o transmitimos cotidianamente conforme o vivenciamos no seio da Santa Igreja.

Destarte, escutemos são Paulo e façamos a mesma experiência de santa Maria Madalena que procurou o Senhor e o encontrou porque o amava: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.

Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória." (Cl 3,1-4).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox