Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de julho de 2022

TEM ALGO MAIS ESPECIAL NA VIDA DO QUE ESCUTAR A VOZ DE DEUS?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,10-17)(21/07/22).

Caríssimos, "para bom entendedor meia palavra basta"; de fato, esse ditado popular revela um coração aberto e livre das ideologias, dos pensamentos vãos, desordenados e estranhos; um coração pronto para ouvir a voz de Cristo e segui-lo fielmente, pois, quem escuta o Senhor de bom grado jamais se deixa levar pela mentalidade deste mundo.

Com efeito, Deus que tudo criou com o poder da Sua Palavra continua a dialogar com suas criaturas, porém, quem o escuta e o segue fielmente por uma vida de justiça e santidade? Para responder essa pergunta basta uma simples análise desta nossa sociedade tecnológica para logo perceber quanto disse me disse, quanta comunicação inútil, e quanta maldade em tudo isso. Ou seja, sinal de que não estão escutando a voz de Deus.

Na primeira leitura eis o que proclamou o Profeta Jeremias por ordem do Senhor: “Ó céus, espantai-vos diante disso, enchei-vos de grande horror, diz o Senhor. Dois pecados cometeu meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e preferiu cavar cisternas, cisternas defeituosas que não podem reter água”. (Jr 2,12-13). Em outras palavras, deixaram de ouvir a Deus para seguir a mentalidade perversa deste mundo.

No Evangelho de hoje os discípulos interrogaram o Senhor Jesus quanto ao fato de se dirigir ao povo em parábolas, ao que Ele respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem." (Mt 13,11-12). Ou seja, quem escuta a voz do mundo não deixa espaço na alma para ouvir a voz de Deus. Por isso, perde tudo até mesmo a vida que julga ter.

Portanto, caríssimos, essa resposta do Senhor Jesus parece um tanto dura, no entanto, Ele apenas confirma o que profetizou Isaías: "Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. (Mt 13,15).

Destarte, escutemos atentamente o Senhor: "Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”. (Mt 13,16-17).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox