Arquivo do blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

QUEM PERGUNTA QUER SABER A RESPOSTA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 22,34-40)(19/8/22)


Caríssimos, quem pergunta a Deus não deixa de ter a resposta, mas por qual motivo lhe pergunta? De certo, de uma coisa necessitamos, ouvi-lo com profundo temor e respeito, visto que a Sua resposta será sempre em vista da nossa salvação, mas, somente quando aderimos incondicionalmente a Ele, porque sem essa adesão não tem como pertencer ao seu discipulado. 

De fato, se quisermos seguir as suas pegadas se faz necessário a prática da Sua Palavra, porque ela nos purifica e nos salva, como Ele mesmo disse: "Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado." (Jo 15,3). Ou seja, assim como a palavra do profeta Ezequiel, a mando de Deus, ressuscitou os mortos, de igual modo a Palavra do Senhor Jesus nos faz ressuscitar com Ele por nossa obediência.

No Evangelho de hoje os Fariseus ao saberem que o Senhor Jesus calou os Saduceus, fizeram uma pergunta com a intenção de pô-lo à prova: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Ou seja, quem tenta dasafiar a Deus ou afronta-lo se perde totalmente se não acolhe o que lhes ensina, pois a sua Palavra Divina, é Palavra de vida eterna. 

Por isso, não queiramos provar a Deus, mas aceitemos ser provados por Ele, como nos ensina a Carta aos Hebreus: "Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). (Hb 12,5-6).

Portanto, caríssimos, escutemos o que nos ensina o hagiógrafo do livro do Eclesiástico: "Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.

Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice." (Eclo 2,1-6).

Destarte, nada nos será mais nocivo do que abandonar o caminho do Senhor Jesus, para seguir a via da perdição que leva à morte eterna do corpo e da alma.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox