Arquivo do blog

domingo, 21 de agosto de 2022

Sol. Da Assunção de nossa Senhora...


 Sol. da Assunção de nossa Senhora (Lc 1,39-56)(21/8/22)


 Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Solenidade da Assunção de nossa Senhora, e com estas palavras o Santo Padre Pio XII proclamou esse Dogma: "Para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial". (Pio XII, Munificentissimus Deus, 01/11/1950).

O Cardeal Angelo Comastri assim comentou esse grande feito: "Maria entrou no Céu com o seu corpo, no qual foi derramado todo o esplendor da sua alma cheia de beleza, porque estava cheia de Deus. O que é que este fato significa para nós? Que mensagem e que compromisso nos transmite? Antes de tudo, devemos salientar que todas as nossas decisões, mesmo as mais secretas, repercute no nosso corpo, no nosso rosto, nos nossos olhos, na nossa voz, nos nossos gestos. 

Observemos este fato em Maria. Poderia o corpo de Maria ser estranho à vitória do seu Filho, ou seja, à vitória da sua Ressurreição? Aqui no arquivo da sua fé, a Igreja proclama que Maria, no fim da sua vida terrena, foi assunta ao Céu com a sua alma e o seu corpo: é o mais lógico que podia acontecer, e aconteceu! 

Glorificado seja Deus por esta maravilhosa e consistente história de amor! Mas a mensagem da Assunção de Maria não termina aí. Lembra-nos que também os nossos corpos estão destinados ao triunfo da Ressurreição; também os nossos corpos são chamados a transbordar a visibilidade luminosa da vida divina que está dentro de nós. 

Infelizmente, porém, estamos a testemunhar, especialmente no nosso tempo, uma dramática decadência do corpo, um vulgar enlameamento do corpo, um espectáculo aviltante diante dos olhos de todos, uma negação do propósito que Deus deu ao corpo humano. 

A Festa da glorificação do corpo de Maria, comove-nos e compromete-nos à recuperação da dignidade do corpo humano. Que o exemplo dos santos, e especialmente o de Maria, Assunta ao Céu, nos leve a imita-los e nos faça transbordar o grande mistério divino que habita em nossas almas. 
Pois, Deus está dentro de nós: não O escondamos, mas deixemos a Sua Presença brilhar nos nossos olhos, nos nossos rostos e nos nossos gestos. 

Este é o presente mais bonito que podemos dar a nós mesmos enquanto aguardamos o Paraíso, onde Maria nos precedeu na alma e no corpo. Iluminado por esta fé, torna-se belo, consolador e excitante poder cantar: "No céu, no céu com minha mãe estarei".

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox