Arquivo do blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A VERDADE SÓ INCOMODA OS MENTIROSOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,17-29)(29/8/22)


Caríssimos, a Igreja hoje celebra a memória do martírio de são João Batista, o último dos profetas que foi enviado por Deus como o precursor do Messias. "João foi escolhido por Deus para preparar o caminho diante de Jesus, e indicou-o ao povo de Israel como o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf. Jo 1,29). 

João consagrou todo o seu ser a Deus e ao seu enviado, Jesus. Mas, no final, o que aconteceu? Ele morreu pela causa da verdade, quando denunciou o adultério do rei Herodes e Herodíades. De certo, "Há muitas pessoas, cristãos e não-cristãos, que "perdem as suas vidas" pela verdade. E Cristo disse: "Eu sou a verdade", por isso quem serve a verdade serve a Cristo." (Papa Francisco - Angelus 23/6/2013).

Com efeito, a vingança é a causa da morte eterna de muitos, que o diga Herodiades que mesmo alertada pelo justo João Batista não reconheceu seu pecado, não se arrependeu, mas alimentou o ódio do demônio do adultério que a possuía e por isso pediu a cabeça do inocente João que por falar a verdade foi eliminado deste mundo que não é digno dele. De fato, a verdade incomoda imensamente os que se deixam dominar pela mentira.

"A memória do justo deve ser exaltada; mas a ti, João Precursor, bastou-te o testemunho do Senhor. Na realidade, tu és o mais venerável de todos os profetas, porque foste considerado digno de batizar nas águas do Jordão Aquele que os outros profetas apenas tinham anunciado. Por isso, depois de teres lutado pela verdade, foste anunciar ao mundo dos mortos Deus aparecido na carne, Aquele que tira o pecado do mundo (cf Jo 1,29) e nos dá a sua imensa piedade.

O glorioso martírio do Precursor foi uma etapa na obra da salvação, uma vez que até na pátria dos mortos ele foi anunciar a vinda do Salvador. Que Herodíades gema agora, ela que reivindica este assassinato ímpio, porque o que ela amou não foi a lei de Deus nem a vida eterna, mas as ilusões que apenas duram um momento." (Liturgia bizantina).

Portanto, caríssimos, quem segue a mentalidade deste mundo perde-se com ele, e para evitar isso, são João nos ensina: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 

Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,15-17).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox