Arquivo do blog

sábado, 20 de agosto de 2022

DESVENDANDO AS TENTAÇÕES...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,1-12)(20/8/22)


Caríssimos, desde os nossos primeiros pais a humanidade passou a conhecer a tentação e depois da queda deles passou a conhecer o pecado e as suas consequências entre elas a morte. De modo que todos os dias somos tentados, e isso é um mistério, pois, tudo acontece espiritualmente no mais íntimo de nossas almas. 

Com efeito, após a vinda de Cristo, esse mistério foi desvendado, e pela graça do Espírito Santo que habita em nossas almas, nos foi dado o poder para lutar contra as tentações e evitar o pecado, por conta do livre arbítrio que nos foi restituído ao recebermos o batismo e ser apagado o pecado original herdado dos nossos primeiros pais.

São Paulo ao se referir à libertação do pecado disse: "De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. 

Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito." (Rm 8,1-4).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus mostra o porquê da perseguição ferrenha que os fariseus lhe impunha: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam." (Mt 23,1-3). Ou seja, faziam isso por conta da incoerência e hipocrisia que permeavam suas ações.

Portanto, caríssimos, também nós recebemos a graça santificante para vivermos em estado de graça realizando em tudo a vontade de Deus pelas virtudes que nos foram concedidas pelo Espírito Santo que habita em nossas almas. Contudo, cuidemos para não cairmos nas tentações sugeridas pelo maligno através dos maus pensamentos que chegam a nossa mente.

Destarte, escutemos o Senhor Jesus: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox