Arquivo do blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

A SANTIDADE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 24,42-51)(25/8/22)


Caríssimos, a santidade é um dom eterno que nos é dado no batismo, por isso, todos os batizados têm o dever de viver santamente neste mundo em preparação para o Reino dos céus, e isso só é possível mediante a prática da vontade de Deus que nos faz viver na sua presença em santidade e justiça todos os dias de nossa vida. Ou seja, a santidade é a vontade de Deus realizada a cada passo dado para a eternidade.

São Paulo na primeira leitura agradece a Deus por ver acontecer essa graça na comunidade de Corinto: "Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós." (1Cor 1,4-6). Ou seja, sinal de que a vivência da fé entre eles dava muitos frutos.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que a vigilância e a fidelidade no serviço ao Reino de Deus nos faz evitar cair na tentação do relaxamento na vivência da fé e dos bons costumes. Quando Ele se refere a isso numa linguagem matemática significa que os dons recebidos e multiplicados para o bem de todos nos faz alcançar grandes méritos quando da sua vinda gloriosa.

Por outro lado também mostra o que acontece com os que fazem pouco caso e até desprezam as graças recebidas: "Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. (Mt 24,48-51).

Portanto, caríssimos, é dever de todos os batizados multiplicar as graças recebidas sempre em comunhão com o Senhor Jesus no cumprimento da nossa missão na realização da sua Santa Vontade; caso contrário, nos perdemos por não multiplicar os dons recebidos.

Destarte, firmemos então este propósito em nossas almas de sermos santos como o Senhor é Santo, e lhe peçamos, pela intercessão de Nossa Senhora e de são José, a graça da perseverança final nesse propósito.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox