Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Homilia do 19°Dom do Tempo Comum...


 Homilia do 19°Dom do Tempo Comum (Lc 12,32-48)(07/8/22)

Caríssimos, são Paulo na Carta aos Romanos escreveu: "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. Porque pela esperança é que fomos salvos." Rm 8,18.22-24a)

De fato, no dia eterno veremos que valeu a pena todo esforço que fizemos em busca da santidade por uma vida digna do céu. Mas, para isso precisamos nos deixar conduzir pelo Espírito Santo que foi derramado em nossas almas por meio do batismo que recebemos para vivermos em comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo fazendo em tudo a vontade do Pai.

Com efeito, o tempo que temos nos foi dado para nos prepararmos para a eternidade, por isso, tempo é vida e quem dá tempo a Deus recebe Dele todas as graças e bênçãos, e por fim a vida eterna; por outro lado, quem tira o tempo de Deus para dar aquilo que não é Dele perde tudo até mesmo a vida que julga ter. 

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que as obras de misericórdia são sinais de desapego aos bens deste mundo e ao mesmo tempo uma fonte de caridade que nos prepara um tesouro nos céus: "Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 

Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Ou seja, nessas palavras do Senhor estão presentes as virtudes da generosidade, da caridade fraterna e da disponibilidade para servi-lo com dedicação e amor. 

Portanto, caríssimos, na presença de Deus sempre estamos, porque nada se oculta aos seus olhos; todavia, perguntemos: como estamos vivendo na sua presença? De certo, quando tudo fizermos por amor a Ele como o Senhor Jesus nos ensina no Evangelho de hoje, então, é o próprio Deus que nos prepara para ve-lo face a face no Seu Reino. 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox