Arquivo do blog

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Identidade da Ordem Franciscana Secular

Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)
1. Importante compreender com clareza o carisma, a missão e o papel profético da Ordem Franciscana Secular (OFS) na Igreja e na sociedade de hoje também com a finalidade de aumentar a comunhão vital recíproca entre os seculares e os religiosos das várias Ordens Franciscanas e na Família Franciscana.

2. A vocação dos franciscanos seculares nasce da vocação universal à santidade. Os leigos, participando do sacerdócio de Cristo, sempre mais unidos a ele, desenvolvem a graça do Batismo e da Crisma em todas as dimensões da vida pessoal, familiar, social e eclesial, e realizam assim o chamado à santidade, dirigido a todos os batizados (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 941).

3. Os franciscanos seculares na qualidade de penitentes buscam a conversão do coração sabendo que o próprio Deus haverá de plenificá-los. Nunca deixam de ler a Carta aos Fiéis de Francisco, dirigida aos que querem fazer penitência.

4. O processo de conversão que deve ser retomado a cada dia é essencial para concretizar a vida de penitência:
  • É Deus quem dá o ponto de partida do processo de conversão: O Senhor concedeu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência”. Aí está o momento da conversão do penitente.
  • Deus leva as pessoas a lugares onde elas não queriam ir.
  • Em tais circunstâncias se realiza o mistério da confiança em Deus.
  • O penitente aceita e coloca-se a serviço dos outros. Usa de misericórdia para com os outros.
  • Conclusão: paz e felicidade, o doce se torna amargo e o amargo, doce.
5. Penitentes são aqueles que desejam abrir o próprio coração ao Senhor vivendo no meio de pessoas comuns e normais. A conversão é ato positivo de auto-realização, mudança do próprio coração que se abre para a ação de Deus em nós, em união com Jesus, na força do Espírito. A penitência se traduz também em obras de penitência como oração, jejum, esmola.

6. Os franciscanos, quaisquer que sejam eles, vivem o carisma evangélico de Francisco. Os seculares, conforme palavras da Regra, desejam tornar presente o carisma do comum Pai Seráfico na vida e na missão da Igreja.

7. Os franciscanos seculares seguem o mesmo caminho de Francisco no seguimento de Jesus, consistindo em sintonizar todo o seu interior no Senhor, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e que permanece junto de nós como Ressuscitado. Imitação de Cristo não quer dizer duplicação ou clonagem. Francisco foi “espelho de Cristo” e a nós cabe também espelhar o Senhor Jesus em nossas vidas.

8. Os franciscanos seculares seguem o Evangelho que é Jesus que foi centro da vida de Francisco. Assim fazendo eles se apresentam ao mundo com um semblante alegre. Alguns elementos concretos do seguimento:
  • obediência ao Espírito Santo,
  • confiança orante na Divina Providência,
  • uso reconhecido e simples dos dons de Deus,
  • alegria com as obras de Deus que nos cercam,
  • alegria de serem cristãos na Igreja,
  • alegria por poder trabalhar,
  • vontade de colocar-se a serviço dos outros.
9. Os franciscanos seculares vivem a vida ordinária dos cristãos leigos.

Este texto segue de perto: Identità dell’ OFS, p. 92-96
in Manuale per l’assistenza all’ OFS e alla Gifra - Conferência dos Assistentes Gerais da OFS

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM, é Assistente Nacional da OFS pela OFM
e Assistente Regional da OFM na Região Sudeste II

Extraído de http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/2008/almir_070808/artigos_03.php
acesso em 9 set. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox