Arquivo do blog

domingo, 14 de dezembro de 2008

LA MORENITA

Ontem, dia 12 de dezembro, comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do Continente Americano. A história de sua aparição, embora tenha algumas semelhanças com outras aparições da Virgem, ali no México tem suas peculiaridades. O que tem em comum com outras aparições e podemos refletir a respeito é o fato de que a Virgem Maria escolheu pessoas pobres, muitas vezes excluídas da sociedade na época em que o fato ocorreu, como é o fato do índio Juan Diego. Veja a seguir um resumo da história da Virgem de Guadalupe, também carinhosamente conhecida como a La Morenita entre os fiéis mexicanos.

Em 1531 uma "Senhora do Céu" apareceu a um pobre índio de Tepeyac, em uma montanha a noroeste da Cidade do México; Ela identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruiu-o a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu tilma, um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos, mas não mostra sinais de deteriorização depois de 474 anos, desafiando qualquer explicação científica sobre sua origem. Aparentemente parece refletir em seus olhos o que estava à sua frente em 1531.

Anualmente, Ela é visitada por 10 milhões de fiéis, fazendo de sua basílica no México, o santuário católico mais popular do mundo depois do Vaticano. Sua Santidade João Paulo II visitou seu santuário por três vezes: Em sua primeira viagem como papa em 1979 e novamente em 1990 e 1999. Ele ajoelhou-se diante de Sua imagem, invocou sua assistência maternal e dirigiu-se a ela como a Mãe das Américas.

Frei James SSF

Publicado originalmente no meu blog: http://brjames.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox