Arquivo do blog

domingo, 14 de dezembro de 2008

São Francisco de Assis: apenas um homem

Viviane de F. Magalhães

Quem foi São Francisco de Assis? Francisco de Assis foi nada mais que um homem de personalidade que tinha um ideal e o seguiu até o fim de seus dias.
[ . . . ]
O discurso de Francisco era ideal para a sociedade medieval do século XIII. As cidades ressurgem e com elas também a pobreza e a miséria, cada vez mais visíveis, assim como a riqueza. As diferenças sociais são cada vez visíveis e irreversíveis. O ideal franciscano é uma saída em meio ao caos, é por isso que o número de adeptos do franciscanismo cresce; e cresce também o interesse da igreja, já que esta busca firmar-se como religião dominante através da adesão popular. Apoiar o franciscanismo seria uma forma de aproximar-se da população. É a partir de então que a Ordem Franciscana se expande, com o apoio da igreja, e o ideal difunde-se entre as elites, uma prova disso é a entrada de homens letrados na Ordem.
[ . . . ]
Francisco frustrou-se com o rumo que a Ordem tomou? Podemos dizer que não. Francisco afastou-se da Ordem proque simplesmente percebeu que nunca quis fundar uma Ordem Religiosa , talvez pensasse que ele próprio estava se afastando de Deus. Ao afastar-se da Ordem é bem provável que pretendesse retornar ao ponto de partida, voltar a raiz do franciscanismo.
Leiam na íntegra em http://www.ifcs.ufrj.br/~frazao/Viviane.htm

Ilustração:
PORTINARI. São Francisco de Assis. [1941].
Pintura mural a têmpera
180 x 75cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox