Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de julho de 2018

A NITIDEZ DA VISÃO DIVINA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,16-17)(26/7/18).

Caríssimos, a nitidez da visão divina combina perfeitamente com o ensinamento do Senhor no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!" Mas, ninguém alcança essa graça por si mesmo, desse modo, compreendemos que o Senhor é a Fonte inesgotável da pureza de nossas almas. Sem Ele ninguém é puro, ninguém é santo.

Com efeito, quando São João se refere à visão de Deus, ele nos mostra o quanto somos amados e estamos ligados ao Senhor: "Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro."

No Evangelho de hoje, Jesus faz um elogio aos Apóstolos mostrando o quanto são privilegiados por terem a visão que estão tendo e por estarem ouvindo o que estão ouvindo de seus lábios: "Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”. Ora, isto equivale dizer que também gozamos dessa mesma graça por meio da fé, como afirma São Pedro: "Este Jesus vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isto é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque vós estais certos de obter, como preço de vossa fé, a salvação de vossas almas." De fato, a fé nos faz enchegar tudo para para além do tempo e de nossa finitude.

Portanto, a maior alegria de nossa vida é ver a Deus face a face um dia, quando se descerrar para sempre o véu do Seu Grande Mistério de amor. Mas essa graça só nos foi dada por causa do Mistério do Cordeiro de Deus imolado, porque Ele tirou o pecado do mundo por esse seu sacrifício de cruz. De fato, a humanidade existe ainda por causa de Sua Divina Misericórdia. Porque sem esse seu gesto de obediência total não haveria reparação do pecado causado contra o amor de Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox