Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de abril de 2019

QUEM NÃO AMA A VERDADE SE PERDE SEM ELA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 8,12-20)(08.04.19)
.
Caríssimos, nada se pode dar a quem não quer receber; e quando esses são movidos pelo orgulho, soberba e prepotência, de pronto rejeitam a verdade e tudo o que ela lhes proporciona. Eis, então, o que escreveu São João à esse respeito: [Jesus] "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus."
.
A primeira leitura de hoje nos mostra que todos recebem os dons de Deus para agirem tal qual as virtudes que esses dons comportam para o bem de todos; no entanto, por negligência à essas graças recebidas muitos usam-nas para a própria ruína quando se deixam dominar pelos interesses mesquinhos ou desejos nefastos. Todavia, de uma coisa fiquemos certos, como vimos na história de Suzana, Deus sempre salva os que são perseguidos ou condenados injustamente.
.
No Evangelho que meditamos hoje ouvimos Jesus dizer: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”; e por dizer isso foi logo contestado. Ora, Deus Pai ao longo dos séculos veio preparando um povo para receber o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; e mesmo com todas as evidências de Sua chegada, ainda assim foi rejeitado, perseguido e morto como se fosse um criminoso. Mas, Deus o ressuscitou dos mortos e o fez santar à sua direta, e lhe deu o poder de julgar os vivos e os mortos.
.
Caríssimos, a verdade está escrita em nossas almas, ela é o código genético espiritual plasmado por Deus quando nos criou "à sua imagem e semelhança", por isso, é inegável. Quem age contra a verdade, só vive contrariado, perdido no triste labirinto existencial deste mundo sem esperança alguma; e isso acontece por causa dos pecados concentidos e praticados. Pois, todo pecado é uma ação contrária à verdade escrita na alma; e por isso, é uma ofensa contra Deus, à si mesmo e ao próximo. Por isso, peçamos ao Senhor, pela intercessão de Sua Mãe, Maria Santíssima, a graça de nunca mais pecar.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox