Arquivo do blog

domingo, 1 de setembro de 2019

A VIRTUDE DA HUMILDADE...


Homilia do 22°Dom do tempo comum (Lc 14,1.7-14)(01/9/19)
.
Caríssimos, Deus nos criou para vivermos na Sua presença por nossa obediência aos seus Santos Mandamentos, para isto derrama constantemente as suas graças em nossas almas para que assim façamos a experiência de que é Ele quem nos sustenta na vida. Ora, uma dessas graças é a humildade que é fruto do Espírito Santo que em nós habita.
.
São Pedro, na sua primeira carta, escreveu: "Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes (Pr 3,34). Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós."
.
Em outras palavras, a virtude da humildade é o fundamento que sustenta as outras virtudes que estão impressas nas nossas almas com as quais nos relacionarmos com o Senhor e entre nós. De fato, se pensarmos bem não passamos de um sopro de vida, mas é exatamente por isso que Deus vem em nosso auxílio por meio do Seu Filho Jesus Cristo, por sermos muito frágeis.
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que o único lugar que não disperta disputa é o último; e que quase sempre ninguém quer ocupar; mas é exatamente esse lugar que Ele nos indica, porque Ele está sempre com aqueles que nele se encontram sem a preocupação de serem notados ou não. Bem como nos diz o Senhor: "Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.
.
Oração: Senhor, precisamos viver em ti de tal forma, que somente transpareça a tua presença em nossa vida
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox