Arquivo do blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

BUSCAI O SENHOR JÁ QUE ELE SE DEIXA ENCONTRAR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,16-30)(02/9/19)
.
Caríssimos, irmãos e irmãs, a Palavra de Cristo a respeito da vida natural em vista da vida eterna é esta: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? Respondeu Marta: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo." De fato, quem carrega o Senhor em sua alma já vive aqui com Ele a vida eterna que espera, desse modo, a morte natural é a nossa páscoa (passagem) e não o fim de tudo.
.
Por isso, fiquemos atentos ao que nos ensinou o hagiógrafo do livro da Sabedoria: "Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra, porque a justiça é imortal."
.
Com efeito, os exemplos que Jesus deu aos seus compatriotas na Sinagoga de Nazaré nos mostra que a verdadeira fé nasce do coração livre de preconceitos e julgamentos de valor, por isso, disse o Senhor: "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria."
.
Caríssimos, é verdadeiro quem nunca permite o mal em sua vida e em suas ações. É verdadeiro quem se abre à graça de Deus e a deixa reinar em sua vida, por isso, disse o Senhor: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (Jo 8,32). De fato, quando as pessoas se deixam tomar pelos preconceitos e juízos de valor nunca reconhecem a verdade que as cura, liberta e faz feliz.
.
Portanto, escutemos o Senhor na profecia de Isaías: "Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto. Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox