Arquivo do blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A VERDADE É A LUZ QUE NUNCA SE APAGA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,47-54)(17/10/19)
.
Caríssimos, a Lei e os profetas fazem parte da Pedagogia divina para conduzir toda a humanidade ao encontro com Cristo, Palavra viva do Pai, Verbo Eterno, para que seja salva por Ele. Mas, como vimos no Evangelho de hoje, não foi esse o entendimento dos mestres da Lei; por isso, Jesus lhes disse: "Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
.
Com efeito, tudo o que diz respeito a Deus, tem como fundamento o amor, a verdade, a justiça e a santidade; desse modo, a verdadeira prática da Lei consiste na vivência e comunicação dessas virtudes, sem as quais todo esforço devocional não passa de prática inútil. Porque a Lei sem a graça é letra que mata.
.
Certa feita, disse o Senhor: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. E prosseguiu: Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido." E ainda em outra passagem: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia."
.
Caríssimos, a tendência daqueles que tentam se defender por não aceitar a verdade que revela quem são e os erros que cometem, é odiar e perseguir os expositores de sua má conduta. E foi isso o que fizeram os algozes do Senhor: "Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca."
.
Conclusão: Portanto, quem acredita na Verdade e a pratica, eterniza-se com ela e por ela, pois, sua prática é a via que nos leva à perfeição eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox