Arquivo do blog

terça-feira, 22 de outubro de 2019

MANTER-SE VIGILANTES...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,35-38)(22/10/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, estamos no tempo da prova, cercados por todos os lados pelas forças das trevas que atentam contra a nossa vida; todavia, quanto mais provados mais amados; é isso o que experimentamos da parte do Senhor que nos ampara por Sua Divina Misericórdia por Seu infinito amor. Portanto, o Senhor mesmo vai à nossa frente para com Ele vencermos todo poder infernal.
.
"O que temos de fazer para vencer a fraqueza de nossa alma? Existem dois meios para tal: a oração e o desprendimento de si mesmo. O Senhor Jesus recomenda-nos que estejamos vigilantes. Temos de estar vigilantes se queremos que o nosso coração seja puro, mas temos de estar vigilantes na paz, para que o nosso coração seja tocado. Porque ele pode ser tocado por coisas boas ou por coisas más, interior ou exteriormente. Portanto, temos de saber estar vigilantes.
.
A inspiração de Deus é, de ordinário, uma graça discreta: não devemos rejeitá-la [...]; porque se não tivermos o coração atento, a graça retira-se. A inspiração divina caracteriza-se por uma particular precisão; tal como o escritor conduz a sua pluma, assim a graça de Deus conduz a alma. Procuremos, pois, atingir um maior recolhimento interior.
.
O Senhor quer que tenhamos o desejo de O amar. A alma que se mantém vigilante apercebe-se de que cai e de que, por si própria, não consegue atingir esse santo propósito; por isso, sente necessidade da oração. A súplica fundamenta-se na certeza de que nada podemos fazer por nós mesmos, mas Deus tudo pode. A oração é necessária para obtermos a luz da graça e a força que nos mantém nela." (S. Maximiliano Maria Kolbe).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox