Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

"EU VIM TRAZER FOGO À TERRA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 12,49-53)(24/10/19)
.
Caríssimos, tudo o que meditamos nas Sagradas Escrituras precisa sempre do entendimento do Espírito Santo, como nos ensinou São Pedro: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus."
.
Desse modo, as leituras da liturgia de hoje precisam do entendimento da fé, dom do Espírito Santo; para não serem mal interpretadas, e nem serem pedra de tropeço para tais intérpretes. Por exemplo, no Evangelho de hoje Jesus diz: "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão."
.
Ora, como entender essa fala do Senhor? Primeiro entendamos que a Sagrada Escritura por inspiração divina explica a si mesma. Então, vejamos esta explicação: "Disse ele ainda: Não seles o texto profético deste livro, porque o momento está próximo. O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras."
.
Portanto, mal é mal, e bem é bem, não se misturam; quanto à nós, nos convertamos enquanto ainda temos tempo, pois Deus está sempre pronto para nós perdoar por meio do Sacramento da confissão ou reconciliação.
.
Destarte, peçamos ao Senhor, por meio desta oração de Santa Faustina Kowalska, o Espírito Santo, verdadeiro inspirador e intérprete das Sagradas Escrituras:
.
"Ó Espírito de Deus, espírito de verdade e de luz, permanece constantemente na minha alma pela tua graça divina. Que o teu sopro dissipe as trevas
e que, na tua luz, as boas ações se multipliquem.
.
Ó Espírito de Deus, Espírito de amor e de misericórdia, que derramas no meu coração o bálsamo da confiança, a tua graça confirme a minha alma no bem,
dando-lhe uma força invencível: a constância!
.
Ó Espírito de Deus, Espírito de paz e de alegria, que reconfortas o meu coração sedento, que derramas nele a fonte viva do amor divino,
e o tornas intrépido na luta.
.
Ó Espírito de Deus, ó mais amoroso hóspede da minha alma,
eu desejo, por meu lado, ser-Te fiel,
tanto nos dias de felicidade como nas horas de sofrimento; desejo, Espírito de Deus, viver sempre na tua presença.
.
Ó Espírito de Deus, que impregnas o meu ser e me fazes conhecer a tua vida divina e trinitária, Tu me inicias no teu Ser divino; unida(o) assim a Ti, tenho a vida eterna."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox