Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de março de 2020

JESUS NA SINAGOGA DE NAZARÉ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,24-30)(16/03/20)
.
Caríssimos, ao longo da história da salvação, vimos se cumprir estas palavras de são Pedro: "Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes (Pr 3,34)." Ora, em nossa naturalidade não passamos de um sopro, isto é, somos dependentes; por isso, nem sempre os acontecimentos se dão como desejamos ou queremos.
.
Na primeira leitura vimos a história de Naamã, um oficial Sírio que havia contraido lepra, porém, providencialmente foi levado à fé por uma filha de Israel que habitava em sua casa como escrava. A princípio ele foi ao encontro do Senhor do seu jeito, todavia, só o encontrou depois da exortação de seus criados que o convenceram a obedecer a Palavra do Senhor proferida pelo Profeta Eliseu.
.
De fato, enquanto permaneceu na arrogância, manteve-se doente de corpo e alma, só encontrando alívio quando pela obediência e humildade seguiu o conselho do Senhor. Sem dúvida isso para nós é uma grande lição, pois, a humildade é um dom divino que os arrogantes jamais conhecerão, a não ser que se convertam como o fez Naamã.
.
No Evangelho de hoje Jesus sofre com o cúmulo da arrogância dos participantes da Sinagoga de Nazaré, sua terra, pois, além de não o reconhecerem como Profeta ainda queriam assassina-lo, por não acolherem sua Palavra e os sinais que revelavam que Ele era o Messias enviado por Deus.
.
Ora, nunca se acostume com as palavras e as ações do Senhor, pois elas são sempre novas. Desse modo, se evita cair na tentação de relativiza-las, pois, a fé nos foi dada para reconhecê-las e as pôr em prática.
.
Caríssimos, na carta aos Hebreus, lemos: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." Ou seja, Jesus continua vivo no meio de nós revelando a vontade do Pai, pois Sua Palavra é Sua Presença real, como também a Eucaristia, é Sua presença física; porém, somente o reconhecemos quando Nele cremos, pondo em prática a Sua Vontade.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox