Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de março de 2020

SERVIR A DEUS POR AMOR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 20,17-28)(11/03/20)
.
Caríssimos, a palavra que se destaca nesta liturgia de hoje é, serviço, que se traduz em servir; mas, poucos são aqueles que neste mundo não buscam vantagens e proveitos das situações e das pessoas envolvidas, visando tão somente os próprios interesses. São raros os voluntários que dão seu tempo e sua vida para o bem e a salvação de tantos que se encontram em penúria sem tirar proveito disso.
.
Com efeito, como vimos na primeira leitura, não faltam caluniadores e perseguidores dos justos que procuram servir a Deus assiduamente com simplicidade e singeleza de coração, mesmo sofrendo tais injurias. Deus é Deus e não deixa de realizar a sua obra de salvação só porque pessoas mal intencionadas tentam impedir o serviço salvífico de seus fiéis servidores.
.
No Evangelho de hoje mesmo depois de revelar os sofrimentos, as dores e a morte pelos quais iria passar, Jesus, escutou a mãe dos filhos de Zebedeu pedindo-lhe regalias e vantagens para os seus filhos, Tiago e João, quando chegassem no Seu Reino. Ora, a resposta de Jesus foi exatamente o contrário do que ela desejava: "Não sabeis o que estais pedindo."
.
Caríssimos, a oração não é meio para Deus fazer a nossa vontade; mas sim, para nós fazermos a vontade Dele. Por isso, logo em seguida Jesus assim respondeu à discórdia surgida entre os Apóstolos por causa dessa oração equivocada: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox