Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de março de 2020

SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR...


Solenidade da Anunciação do Senhor (Lc 1,26-38)(25/03/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a Igreja hoje celebra solenemente a anunciação do Senhor, ou seja, o anúncio de que Deus adentra definitivamente nossa natureza limitada, sem deixar de ser Deus, para desse modo transpor os nossos limites. Em outras palavras, Deus em seu Filho, Jesus Cristo, assume nossa condição humana em tudo, exceto no pecado, porque é Deus e em Deus não existe pecado.
.
Com efeito, em Sua Onipotência, o Senhor quis nos fazer participantes de sua natureza divina como nos ensinou São Pedro (cf. 2Pd 1,3-4); para isso, escolheu a Virgem Maria, à qual consagrou para Si e lhe deu o Santíssimo privilégio de ser a Sua Mãe Imaculada, tal como havia anunciado pelo Profeta Isaías, como vimos na primeira leitura.
.
Santo Amadeu de Lausana (Sec. II), descreve assim o momento sublime da Encarnação do Verbo: "O Deus invisível fez-Se, pois, carne visível; impassível e imortal, mostrou-Se passível e mortal. Aquele que escapa aos limites da nossa natureza quis ser contido nela. Aquele cuja imensidade encerra o conjunto do céu e da Terra, encerrou-Se no seio de uma Mãe. E Aquele que os céus dos céus não podem conter foi estreitado nas entranhas de Maria.
.
Se queres saber como foi que isso aconteceu, ouve o arcanjo explicar a Maria o desenrolar do mistério: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra». Pois foi a ti, de preferência a todos e acima de todos, que Ele escolheu, para que ultrapassasses, em plenitude de graça, todos quantos, antes ou depois de ti, foram ou virão a ser."
.
Oremos: "Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox