Arquivo do blog

domingo, 22 de março de 2020

A CURA DE UM CEGO DE NASCENÇA...


Homilia do 4°Dom da Quaresma (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)(22/03/20)
.
Caríssimos, se tem algo que não falta neste mundo, diria que são as tentações. Mas, por que elas existem? Porque a graça da felicidade eterna já nos foi dada por Cristo no batismo, portanto, nós não pertencemos mais ao pecado e nem ao maligno que o gerou. De fato, voltar ao pecado cedendo às tentações, é perder a graça da felicidade eterna, para amargar o vazio e a tristeza que o pecado gera.
.
Na primeira leitura de hoje o Profeta Samuel sofreu a tentação de escolher a pessoa errada para o Serviço do Senhor; no entanto, por estar atento ao diálogo interior com Ele, seguiu suas inspirações e assim escolheu Davi que depois tornou-se rei e o progenitor do Messias. Desse modo, vemos que não basta ser batizado, mas, é necessário manter o diálogo interior com o Senhor para assim obedece-lo em tudo.
.
No Evangelho de hoje Jesus cura um cego de nascença, mas, por realizar esse sinal divino em dia de sábado, foi julgado pelos fariseus como um pecador por não obedecer a Lei. Por outro lado, o homem que recebeu a cura, quando interrogado, deu uma verdadeira lição de teologia e de humildade ao acreditar no Senhor; no entanto, foi expulso da Sinagoga pela cegueira da soberba e do preconceito daqueles que deviam acolher Jesus e não o rejeitar.
.
Caríssimos, não sei quanto tempo ainda temos neste mundo até que venha a plinitude do Reino de Deus, tal qual Jesus prometeu; todavia, de uma coisa fiquemos certos, a justiça divina se cumprirá; e, quem ficará de pé quando este dia chegar? O salmo 14 responde: "É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. Jamais vacilará quem vive assim!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox