Arquivo do blog

sábado, 6 de março de 2021

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 15,1-3.11-32)(06/03/21)


Caríssimos, Deus é Deus e não muda nunca (cf. Tg 1,18). E mesmo quando pecamos, Ele continua a nos amar, porque é misericordioso e tem compaixão de nossas misérias. Todavia, como o filho mais novo da parábola contada pelo Senhor Jesus, precisamos nos arrepender de coração e assim voltarmos totalmente para Ele que está sempre pronto a nos perdoar e nos dar o aconchego do seu infinito amor.


Com isso, entendemos que se arrepender e se converter é voltar ao convívio do nosso Pai celeste e Nele permanecer sob Sua proteção. Por isso, nos esforcemos para não perdermos o estado de graça por nada deste mundo, isto é, nunca nos deixemos escravizar pelo pecado, porque pecar é perder o poder do livre arbítrio, como o Senhor Jesus nos ensinou: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34).


Então, quais os ensinamentos que tiramos dessa parábola para pormos em prática e vivermos em estado de graça? O pecado é uma brutalidade contra Deus e contra próximo; porém, atinge primeiramente à quem o comete; depois aos que sofrem por causa dele.


Todavia, para o pecador que se arrepende de coração e se converte, existe o Sacramento da penitência ou reconciliação para que retorne ao estado de graça e assim possa usufruir dos bens eternos que havia perdido ao se afastar de Deus pelo mal cometido. De fato, o pecado é tão maléfico que foi preciso o sacrifício de Cristo para apaga-lo (cf. Hb 9,13-14).


Portanto, caríssimos, a Parábola do filho pródigo revela quem somos quando estamos na presença de Deus, nosso Pai, usufruindo de todos os seus bens; mas também nos mostra o que nos tornamos quando o abandonamos para viver a falsa liberdade que os prazeres deste deste mundo oferece, ou seja, pessoas desprovidas de tudo, submetidas à escravidão do pecado e por consequência também do maligno.


Destarte, sigamos esta exortação que nos dá são Tiago: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tg 1,12).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox