Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de março de 2021

O AMOR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 12,28b-34)(12/03/21)


Caríssimos, na liturgia de hoje meditamos que o mandamento do amor ocupa o centro da Lei, dos Profetas e do Evangelho. Ora, na sua definição do amor de Deus por nós, escreveu são João: "Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. (1Jo 4,10.16).


Na primeira leitura por meio do Profeta Oséias, Deus faz um apelo para que seu povo deixe o pecado e volte para Ele que é misericordioso; assim como o Senhor diz à todos os que estão afastados da fé, vivendo em regiões desertas, ou seja, angustiados por causa dos muitos pecados que têm cometidos. Eis como devemos nos dirigir a Ele por meio do arrependimento sincero e das súplicas acompanhadas do profundo desejo de sermos perdoados: "Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios."


Com efeito, por meio das leituras deste dia o Senhor se dirige à nós seus filhos e filhas com a ternura de um Deus apaixonado nos dando a graça de ama-lo prontamente de todo coração, como Jesus nos ensinou com a sua obediência incondicional com a certeza de que o amor do Pai por nós é total e definitivo. Todavia, da nossa parte, se faz necessário que o amemos como nos ensinou no primeiro mandamento: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração». É isso que consiste a nossa felicidade eterna."


De fato, todos nós precisamos experimentar o amor de Deus e corresponder à Ele de todo o coração numa entrega total, pois, à medida que assim correspondemos, logo sentimos a ação da sua graça em nossas almas nos transformando suavemente de modo que a transbordamos para os que encontramos, partilhando com eles o que de Deus recebemos.


Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”.


Conclusão: Caríssimos, ao escutarmos essa resposta de Jesus ao mestre da lei que lhe respondeu com sabedoria sobre o amor a sobre todas as coisas com todo o nosso coração e com todas as nossas forças, entendemos perfeitamente como correspondemos ao Seu infinito amor demonstrado por Seu sacrifício de cruz.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox