Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de maio de 2021

DEIXAR TUDO PARA SEGUIR JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,28-31)(25/05/21)


Caríssimos, o apego material, psicológico e espiritual à coisas, pessoas ou a nós mesmos é uma pedra de tropeço que nos impede de crescer no estado de graça, tornando-nos, de certo modo, incapazes das virtudes sublimes, do amor, obediência e humildade. Ora, à liturgia de hoje nos ensina que estamos sempre na presença de Deus, mas muitas vezes não o notamos por conta dos nossos apegos.


Na primeira leitura tirada do livro do Eclesiástico, o escritor sagrado nos mostra que a oração dos abnegados de coração se eleva a Deus como um perfume de suave odor por conta do desapego e da alegria com que se doam a Ele, por isso suas ofertas são atos de louvor e ação de graças. Diz o Eclesiástico: "Faze todas as tuas oferendas com um rosto alegre, consagra os dízimos com alegria." (Eclo 35,11).


No Evangelho de hoje Pedro se dirige ao Senhor Jesus com estas palavras: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Ao que o Senhor respondeu: "Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna."


Desse modo, compreendemos que a renúncia é o desapego que nos liberta de nós mesmos, para darmos ao Senhor tudo o que somos e o que temos, porque sem a renúncia de si mesmo e daquilo que tenta ocupar o lugar de Deus em nossa vida, não somos livres para nos deixar conduzir por Ele, quais ovelhas do seu rebanho, aos prados verdejantes da Sua glória. 


Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus o dom da renúncia, do desapego de nós mesmos e de tudo aquilo que tenta nos impedir de amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos: Senhor Jesus, da-nos a graça da total renúncia de nós mesmos para permanecermos na tua presença fazendo realmente a tua santa vontade em nossos pensamentos, palavras e ações, tu que és Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém!


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox