Arquivo do blog

sábado, 8 de maio de 2021

NÃO AMEIS O MUNDO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Jo 15,18-21)(08/05/21)


Caríssimos, no Evangelho de hoje Jesus nos ensina que estamos no mundo, mas não somos do mundo. Mas, o que significa isso? Ora, o mundo neste sentido é toda uma prática de vida não condizente com a vontade de Deus, e por isso, suscita ódio, perseguição e o martírio contra o Senhor e os seus seguidores. Por isso, precisamos está atentos para não nos deixar envolver por esse tipo de mentalidade.


Com efeito, a vida temporal é um misto de dores e alegrias; de morte e ressurreição; e essa dicotomia vemos claramente na bondade ou na maldade que aqui se pratica. A grande pergunta que chega ao nosso coração é esta: de que lado nós estamos ou escolhemos? Do lado do Senhor ou cantra Ele? Porque é desta resposta que depende o nosso estado de alma, a nossa salvação eterna.


De certo, no Evangelho de hoje, disse o Senhor: "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia." E acrescentou em outra passagem: "Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." (Jo 16,33).


De fato, a luta contra o pecado é uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente, e essa luta se dá no coração de nossas almas, isto é, em nossas mentes, por onde passam todo tipo de pensamento e nem sempre condizente com a vontade de Deus. Todavia, como nos exortou são Tiago: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (TG 1, 12).


Portanto, caríssimos, sigamos com atenção esta exortação de são João que muito nos ajuda nesta luta ferrenha contra o pecado: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,15-17).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox