Arquivo do blog

domingo, 30 de maio de 2021

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE...


 Homilia da Sol. da Santíssima Trindade (Mt 28,16-20)(30/05/21)


Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, isto é, a síntese de todos os mistérios da nossa fé, Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo. Um só Deus em pessoas três. Ora, o único meio de se conhecer esse Mistério de Amor o próprio Jesus nos revelou: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." (Jo 16,13).


Com efeito, santo Irineu, mártir (sec. II), comentado o Credo que professamos, escreveu: "Eis a regra da nossa fé, eis o fundamento do nosso edifício, eis aquilo que dá firmeza ao nosso comportamento. Em primeiro lugar: Deus Pai, incriado, ilimitado, invisível, Deus uno, criador do universo; este é o primeiro artigo da nossa fé.


Segundo artigo: o Verbo de Deus, Filho de Deus, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que foi revelado aos profetas segundo o gênero das suas profecias e segundo os desígnios do Pai, por meio de quem todas as coisas foram feitas; na plenitude dos tempos, para recapitular todas as coisas, dignou-Se encarnar, aparecendo entre os homens, visível, palpável, para destruir a morte, fazer surgir a vida e operar a reconciliação entre Deus e o homem. 


Terceiro artigo: o Espírito Santo, por quem os profetas profetizaram, os nossos pais conheceram as coisas de Deus e os justos foram conduzidos para a via da justiça; no final dos tempos, foi enviado aos homens de uma maneira nova, a fim de os renovar em toda a face da Terra, para Deus.


É por isto que o batismo do nosso novo nascimento é colocado sob o sinal destes três artigos. Deus Pai concede-no-lo, com vista ao nosso novo nascimento em seu Filho, pelo Espírito Santo. Porque aqueles que trazem em si o Espírito Santo são conduzidos ao Verbo, que é o Filho, o Filho os conduz ao Pai, e o Pai concede-lhes a imortalidade.


Sem o Espírito, é impossível ver o Verbo de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai. Porque o conhecimento do Pai é o Filho; o conhecimento do Filho faz-se pelo Espírito Santo; e o Filho concede o Espírito segundo a complacência do Pai."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox