Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de maio de 2021

SENHOR, TU SABES TUDO, TU SABES QUE EU TE AMO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 21,15-19)(21/05/21)


Caríssimos, a nossa adesão a Cristo pelo batismo é total e definitiva; ora, isso requer a renúncia de si, o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos; ocorre que muitos batizados por viverem apegados a si mesmos e as coisas deste mundo, fazem destas ídolos que ocupam o lugar de Deus em suas almas; e quando tudo dá errado, a tendência é querer culpar o Senhor.


Com efeito, nesta liturgia de hoje o Senhor Jesus insiste com Simão Pedro perguntando-lhe por três vezes se o ama mais que os outros, nos dando a entender que Pedro representa todos nós que o seguimos, pois, quem de nós nunca o negou por algum motivo ou apego ou outro pecado cometido? Como nos retratarmos? 


Com efeito, Pedro o negou três vezes, quando disse que não o negaria; por isso, se arrependeu e se retratou três vezes, dizendo que o amava, porém, se entristeceu na última vez por ser emotivo e não ter compreendido a intenção do Senhor que foi confirmar a sua escolha e a missão de pastorear o Seu rebanho, ou seja, cada um de nós na pessoa dos seus sucessos. 


E nós como nos retratar diante do Senhor pelos muitos pecados cometidos conta Ele, contra nós mesmos e contra nossos irmãos e irmãs? Com a mesma postura de Pedro que mesmo diante da evidência da sua culpa não exitou em aceitar os desígnios do Senhor a seu respeito? De fato, o nosso arrependimento é preponderante para sermos perdoados e sentirmos a responsabilidade de não mais ofende-lo por nada deste mundo.


Portanto, caríssimos, temos consciência de que neste mundo somos tentados por todos os nossos lados a negar a nossa fé e deixar de seguir o Senhor; para nos tornarmos indiferentes, calculistas, dominados pelas ideologias, adoradores dos deuses deste mundo e assim vivermos sem esperança alguma.


Destarte, peçamos ao Senhor para cultivarmos com fervor o dom da piedade, a vida de oração, a prática dos Sacramentos e das obras de misericórdia, pois, somente assim não seremos engolidos pelas distrações deste mundo que tornam as nossas almas espiritualmente inférteis, isto é, sem os frutos do Espírito Santo. (cf. Gl 5,22-23).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox