Arquivo do blog

domingo, 16 de maio de 2021

HOMILIA DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR...


 Homilia da Sol. da Ascenção do Senhor (Mc 16,15-20)(16/05/21)


Caríssimos, a ascensão do Senhor Jesus é o grande mistério de Deus feito homem que ao mesmo tempo se ausenta dos nossos olhos, mas, permanece conosco nos Sacramentos e especialmente no Sacramento da Eucaristia, e também nas ações litúrgicas da Igreja celebradas por seus ministros devidamente ordenados e em comunhão com o Santo Padre.


Com efeito, a ascensão do Senhor Jesus não é apenas uma demonstração do poder de Deus, mas principalmente do Seu sublime amor que ao acolher o Corpo humano do Seu Filho na sua glória, eleva a nossa carne à condição da imortalidade revelando, como isso, como seremos no Paraíso, isto é, totalmente repletos do Seu esplendor.


De certo, a nossa participação nesse mistério se dá mediante o Sacramento do Batismo em que somos feitos filhos e filhas de Deus pela ação do Espírito Santo que nos gera para a vida eterna; bem como escreveu são Paulo: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova." (Rm 6,3-4).


Menditemos mais profundamente este mistério por meio do Prefácio da Missa da Ascenção do Senhor: "Vencendo o pecado e a morte, vosso Filho, Jesus, rei da glória, subiu hoje ante os anjos maravilhados ao mais alto dos céus. E tornou-se o mediador entre vós, Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo. Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade." (Missal Romano)


Oremos: "Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém!


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox