Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

A GRAÇA DE SER IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,13-19)(21/01/22)

Caríssimos, a liturgia de hoje nos rmostra a grande graça de sermos de Cristo, de vivermos com Cristo e de sermos um só em Cristo, em suma, o Senhor Jesus é o tudo da nossa vida; Ele é o caminho, a verdade e a vida, e isso constitui a Igreja Católica Apostólica Romana, por isso, podemos afirmar com plena segurança, a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e nós somos seus membros conforme nos ensina são Paulo (cf. CL 1,18).

O Evangelho de hoje trata da escolha dos doze Apóstolos e da missão que o Senhor Jesus lhes confiou, ou seja, dar continuidade ao anúncio do Reino de Deus e da sua justiça. Vejamos o relato: "Naquele tempo, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios." (Mc 2,13-15).

Com efeito, muitos eram os discípulos que seguiam o Senhor Jesus, mas dentre eles escolheu doze, representando as doze tribos de Israel, o povo eleito. De certo, essa escolha tem um significado sumamente importante, que é conviver com o Senhor, deixar-se formar por Ele, ama-lo sobre todas as coisas, aprender o seu estilo de vida que consiste na obediência total ao Pai; e por fim, deixar tudo e segui-lo fielmente.

De fato, encontrar Jesus no seio da Sua Santa Igreja, colaborar com Ele no anúncio do Reino de Deus, faze-lo conhecido e amado, é o que constitui a missão de todos os batizados. Não podemos pensar a Igreja sem Cristo a quem a Igreja pertence, sem dar a Ele o primeiro lugar em nossa vida, e sem nos deixar governar pelo o Espírito Santo no seio da Santa Igreja.

Desse modo, compeendemos claramente que a Igreja é Cristo e Cristo é a Igreja, e aí de quem não se conformar a Cristo para ser Igreja Santa, como nos ensinou São Paulo: "Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. (cf. Ef 5,25-27).

Portanto, caríssimos, como ainda nos ensina são Paulo: "Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, e se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo." Ou seja, pertencemos a Cristo para ama-lo e servi-lo todos os dias de nossa vida, alimentados pela Santa Eucaristia, e assim darmos testemunho da Sua Ressurreição.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox