Arquivo do blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

"QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA".


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mc 4,21-25)(27/01/22)

Caríssimos, a liturgia de hoje nos conduz pela estrada da vida iluminada pela Palavra de Deus, como nos ensina o Salmista: "Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho." (Sal 118,105). Certa feita, disse o Senhor Jesus, em resposta à tentação do maligno para que Ele transformasse pedra em pão: "Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3)." (Mt 4,4).

De fato, como meditamos na Carta aos Hebreus: "A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." (Hb 4,12-13).

No Evangelho de hoje ouvimos do Senhor Jesus o seguinte: “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.

E disse ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. Ou seja, o que falamos e vivemos seja sempre de acordo com a vontade de Deus, caso contrário, nada teremos além do mal que fizemos por conta da nossa incoerência. 

Portanto, caríssimos, escutemos o Senhor Jesus para o seguirmos fielmente no caminho que nos conduz à vida eterna: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." (Mt 12,35-37). 

Destarte, acolhamos com atenção e amor esta exortação de são Paulo: "Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo." (Ef 4,29-32).

Paz e Bem! 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox