Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

SOMOS PROVADOS PORQUE SOMOS AMADOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mc 3,7-12)(20/01/22)

Caríssimos, certa feita escreveu são Paulo: "Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo." (2Cor 4,8-10). 

De fato, analisando humanamente as tribulações que passamos não dá para entender, pois, sofrer por querer o bem e fazer o bem não cabe no nosso entendimento, mas cabe na nossa fé, visto que é o Senhor que sofre conosco e por isso nos faz triunfar sobre todo o mal, como Ele mesmo triunfou ao ser crucificado.

Na primeira leitura de hoje o jovem Davi sofre perseguição de morte por parte do Rei Saul, pelo fato de ter derrotado Golias, inimigo mortal do seu povo, e o Rei se irou com ele por causa do ciúme e da inveja que o consumia. No entanto, teve em seu favor Jônatas, que era filho de Saul e que nutria grande amizade a Davi, a quem considerava um irmão. De fato, Deus em sua infinita bondade nos deu o dom da amizade como um tesouro inesgotável de amor fraterno.

No Evangelho de hoje vimos que as multidões se achegavam ao Senhor Jesus buscando a cura para os males que lhes atingia, dentre eles a possessão demoníaca; e o Senhor os curou a todos, expulsou os demônios e não os permitia que falassem dele, pois, apesar de conhece-lo, lhes eram contrários.

Portanto, caríssimos, percebemos nessa liturgia que não basta fazer parte do povo de Deus, é preciso vivermos como seus filhos e filhas em obediência e santidade diante Dele, pois, Saul era o rei de Israel, mas vivia consumido pelo ciúme e a inveja e por isso tentou tirar a vida de Davi. Com efeito, vimos que a multidão buscava Jesus para ser libertada e o foi, mas não o seguiu fielmente até o fim, por terem participado da sua crucificação.

Destarte, todos estamos a caminho da eternidade, todos seremos julgados, por isso, sejamos misericordiosos com todos, como nos ensinou são Tiago: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12-13).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox