Arquivo do blog

sábado, 1 de janeiro de 2022

SOLENIDADE DE MARIA SANTÍSSIMA, MÃE DE DEUS...


 SOL. DE MARIA SANTÍSSIMA, MÃE DE DEUS (Lc 2,16-21)(01/01/22)

Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, e nesta celebração vemos como a Onipotência Divina se revela na simplicidade de um estábulo e de uma manjedoura; e como a humildade de Maria, Mãe do Senhor, o acolheu na fragilidade das condições em que se encontrava "guardando tudo em seu coração", consciente de que estava realizando plenamente a Vontade de Deus Pai sem reivindicar nenhum privilégio ou ostentação.

Desse modo, compreendemos como Deus age nos humildes de coração e mesmo nas mínimas condições, faz o céu vir a terra e a terra ser elevada ao céu, coisa que somente Ele pode realizar, porém, contando com a nossa cooperação, como vimos com Maria e José, que o receberam neste mundo dentro do que a Providência lhes preparou.

De fato, são essas surpresas de Deus que nos faz conhecê-lo em nossa fragilidade que na verdade pode tudo por meio da virtude da humildade que recebe as suas graças multiplicando-as em favor da salvação de toda a humanidade. De fato, a Sagrada Família na gruta de Belém, mesmo sem o amparo dos benefícios deste mundo, recebeu da providência divina o auxílio e a presença dos anjos cantando cânticos celestiais com os quais anunciaram o nascimento do Filho de Deus, que veio a este mundo para nos salvar.

E nós, como o recebemos no espaço sagrado de nossas almas? Como o recepcionamos na manjedoura do nosso coração? "Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração." De certo, essa atitude da Mãe de Deus é o perfeito exemplo que precisamos seguir para que a Vontade de Deus se cumpra na simplicidade do nosso viver, para assim cumprirmos a nossa missão de revelar que Deus se faz realmente presente no meio de nós.

Portanto, caríssimos, "Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito." Creio que a verdade eterna registrada em nossas almas no nosso batismo é como o conteúdo registrado na alma dos pastores ao receberam a visita dos anjos e os seguiram até a gruta de Belém onde adoraram o menino Jesus nos braços de sua Mãe, Maria Santíssima.

Destarte, unamo-nos à todos que com profunda devoção participam deste grande mistério da nossa salvação, o nascimento do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo.

Um santo e feliz ano novo cheio das graças e bênçãos dos céus para todos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox