Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

AS ARMAS ESPIRITUAIS NA LUTA CONTRA O MALIGNO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,1-4;4,14-21)(24/01/22)

Caríssimos, o pecado é o grande mal que o ser humano faz a si mesmo e aos outros, pois, é uma prática maléfica sugerida diretamente pelo maligno, chega à mente em forma de pensamentos vãos, desordenados e estranhos, e atenta sempre contra Deus, contra o próximo e contra quem o comete. De fato, precisamos ser vigilantes para nos atermos firmes, como o Senhor Jesus nos ensinou: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41).

Com efeito, para termos um discernimento preciso a respeito dos ataques do inimigo de nossas almas, basta prestar atenção aos pensamentos vãos, desordenados e estranhos que chegam à mente; e nada melhor para combate-los que a Luz da Palavra de Deus que nos faz ver claramente tudo o que ofende gravemente a Deus, ao próximo e nós mesmos.

No Evangelho de hoje vemos o relato do pecado contra o Espírito Santo, isto é, a blasfêmia, que consiste em atribuir a Ele aquilo que é do maligno; e como revelou o Senhor Jesus, esse pecado é o único que não tem perdão, pois, quem o comete se condena prontamente, por não aceitar em hipótese alguma a salvação que o Senhor realiza na vida de quem o acolhe com fé e amor. 

De fato, somos tentados porque fomos libertados, por nosso Senhor Jesus Cristo, das cadeias do pecado e do poder do inimigo; desse modo, somente se caímos em tentação é que seremos subjugados novamente. Por isso, não podemos esquecer que estamos numa guerra espiritual, e as armas com que lutamos, são poderosas em Deus capazes de arrasar as insídias do mal.

De certo, eis as armas que são Paulo nos ensina a usar na luta contra o maligno: "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.

Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos." (Ef 6,11.13-18).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox