Arquivo do blog

sábado, 28 de maio de 2022

A FÉ QUE FAZ TRANSPARECER O PODER DE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,16-20)(26/05/22)

Caríssimos, o impossível faz parte da dinâmica da fé, porque esta consiste em acreditar mesmo sem ver, ou seja, sem a evidência da nossa lógica; e isso acontece porque é um dom do Espírito Santo que nos foi dado para acreditarmos no que transpõe a nossa natureza; bem como está escrito na Carta aos Hebreus: "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hb 11,1).

Com efeito, quem se basea nas próprias forças ou somente nas forças naturais não crê no poder da oração nem no poder de Deus, por isso, age sempre como se estivesse no comando de tudo, de forma que mesmo diante de um milagre ainda assim não acredita, porque se deixou dominar pela incredulidade, desse modo, torna-se frio, calculista acreditando apenas no que está dentro dos próprios critérios.

De certo, a fé no Senhor Jesus nos revela sua evidência pelas graças recebidas por conta das virtudes praticadas em comunhão com Ele que nos leva viver segundo a vontade do Pai. Desse modo, quem se une ao Senhor na Santa Eucaristia torna-se um só com Ele, transparecendo-o em meio à incredulidade, à indiferença e as incertezas deste mundo.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus se dirige aos discípulos numa linguagem difícil de entender, mas não de crer, pois, a verdade liberta sempre mesmo quando a princípio não é entendida, uma vez que se referia a sua paixão, morte e ressurreição, algo inusitado tendo em visto que se apresentara como o Messias enviado por Deus Pai.

Ou seja, mesmo sendo Filho de Deus se deixou abater tragicamente para fazer valer a sua Onipotência Divina por meio da sua ressurreição: "O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai." (Jo 10,18). 

De fato, o Senhor Jesus continua realizando a nossa salvação por meio dos seus desígnios que confunde totalmente o inimigo e seus sequazes; como Ele disse a são Paulo: "Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força." E em resposta Paulo disse: "Por isso, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo." (2Cor 12,9).

Portanto, caríssimos, se houvesse outro meio para a salvação da humanidade sem ser o sacrifício do seu amado Filho, Deus certamente nos teria revelado, uma vez que somente Ele tem todo poder sobre o céu e sobre a terra; mas, em seu desígnio de amor assim determinou, para que os nossos pecados fossem apagados mediante o Seu Sangue derramado e nos fosse enviado o Espírito Santo Paráclito para permanecer conosco.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox