Arquivo do blog

sábado, 7 de maio de 2022

É POR SUA GRAÇA QUE DEUS NOS FALA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,60-69)(07/05/22)

Amados irmãos e amadas irmãs, a comunicação de Deus conosco é simples e direta sempre em vista da nossa salvação, mas precisamos escuta-lo para não fazermos más interpretações.

Por isso, é fundamental o silêncio interior, isto é, dos pensamentos para ouvirmos atentamente o que o Senhor nos diz.

Meditemos com amor e atenção o pequeno sermão de hoje:

Caríssimos, estamos acostumados a ouvir as nossas palavras e as palavras dos outros, e só percebemos o peso que elas têm quando somos atingidos pelas ofensas, críticas, calúnias ou outras palavras maléficas; por outro lado, nos alegramos com os elogios, os incentivos, o reconhecimento que aumenta a nossa autoestima.

No entanto, as vezes por falta de entendimento perdemos as boas maneiras e os bons propósitos por não aceitarmos o que foge do nosso controle, e com isso, nos isolamos perdendo também as amizades conquistadas por conta do mau juízo ou das más interpretações. 

De certo, é isso o que vemos nesta liturgia de hoje, em que após o ensinamento sobre a Eucaristia muitos dos discípulos deixaram de seguir o Senhor Jesus, dizendo: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 

De fato, quem julga o próximo a partir dos critérios subjetivos a tendência é fecha-se na próprias opiniões e perder grandes amizades.

Convém lembrar o que disse o Senhor após o abandono dos discípulos que o seguiam: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 

O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida."

E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 

Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Portanto, caríssimos, o seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo requer a renúncia de nós mesmos e a total adesão a Ele tal qual a profissão de fé feita por Simão Pedro, caso contrário, não seremos seus verdadeiros discípulos. 

Destarte, seguir a Cristo é ter a certeza de que Ele nos conduz são e salvos para a casa do Pai, como nos ensinou: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12).

Amados irmãos e amadas irmãs, o Senhor Jesus sempre fala conosco e se as vezes não entendemos é só silenciar para termos da parte Dele a resposta adequada, precisa.

Louvemos ao Senhor que por seu infinito amor permanece conosco até chegarmos ao dia eterno aonde tudo é plenamente esclarecido e nada nos falta. 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox