Arquivo do blog

sábado, 28 de maio de 2022

A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,5-11)(24/05/22)

Caríssimos, aos olhos da incredulidade do mundo parece que Deus não se faz presente na nossa história, ou então, não dá importância alguma ao nosso sofrimento causado pelos nossos pecados e pelo desmando dos nossos governantes. De fato, quem olha pela ótica da incredulidade só enxerga miséria, caos e perdição sem nenhuma solução a vista.

Todavia, essa liturgia de hoje nos revela que o remédio que cura todos os males na face da Terra se encontra no Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que foi enviado pelo Pai como único caminho, verdade e vida que nos liberta do pecado e de toda maldade que o pecado gera.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus prestes a ser imolado na cruz como se fosse um derrotado nos ensina que sua aparente derrota na verdade é a sua grande vitória, pois, com a sua ausência física nos envia o Espírito Santo para permanecer conosco, para nos consolar, e nos ensinar tudo a seu respeito, dando cumprimento à sua missão salvífica no seio da sua Santa Igreja.

Com efeito, se dirigindo aos seus discípulos disse o Senhor: "É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”. (Jo 16,7-11)

Ou seja, a missão do Espírito Santo que permanece conosco é tríplice: convencerá o mundo do pecado de não ter acreditado em Jesus; e por isso, vive mergulhado na incredulidade. Convencerá a respeito da justiça, porque o Senhor Jesus voltou ao Pai, mostrando o seu triunfo sobre o mundo que o crucificou pensando que o havia derrotado. E convencerá quanto ao julgamento, pois, o triunfo de Cristo é a derrota definitiva de satanás.

Portanto, caríssimos, não estamos sozinhos porque Deus que nos criou por amor permanece conosco, caminha conosco nos dando todas as graças necessárias para a santificação das nossas almas. Destarte, a Igreja é o Corpo místico de Cristo e nela Ele se faz presente por sua Palavra proclamada em cada Santa Missa; nos Sacramentos ministrados como sinais sensíveis que o revelam, e nas obras de misericórdia que praticamos com o auxílio do Espírito Santo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox