Arquivo do blog

terça-feira, 26 de março de 2024

A TRAIÇÃO É UM DOS PECADOS MAIS GRAVES...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 13,21-33.36-38)(26/3/24)

.
1. Caríssimos, a tendência de olharmos e nos atermos aos problemas que se apresentam querendo nos desestruturar, é perder o ânimo, dada a nossa Impotência e fragilidade. Na primeira leitura de hoje o Profeta Isaías passa por essa prova: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus dará recompensa”. (Is 49,4).
.
2. E com isso nos ensina que diante de nossa fragilidade e desânimo, o Senhor nos revela que está sempre presente e nos envia para missões ainda maiores, pois a obra em que trabalhamos é Sua e é Ele mesmo que nos prepara para cumpri-la.
.
3. Com efeito, quando o Senhor nos chama para uma missão Ele nos abre as comportas de suas graças para que fielmente a realizemos. De fato, Deus tudo criou sem nós, nos plasmou no ventre de nossas mães sem que tivéssemos consciência; mas, por sua divina misericórdia, nos chama à colaborarmos com Ele na obra da redenção realizada por seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
4. No Evangelho de hoje Judas é protagonista e símbolo daqueles que são chamados pelo Senhor para o acompanhar em sua missão salvadora, como os demais discípulos; mas, porque agem a partir dos interesses mestinhos e busca de vantagens pessoas ou projeção da própria imagem, deixam, com isso, o mal entrar em suas almas passando de discípulos à traidores de Deus. 
.
5. Com efeito, somente quem tem uma visão geral da vida é que sabe lidar com as adversidades que tentam nos desestabilizar e tirar o essencial que somos. Ora, somente Deus conhece cada uma de suas criaturas, por isso, nos capacita com seus dons e virtudes para superarmos todas as adversidades deste mundo. 
6. O bom é ter a certeza de que o mal, apesar de todo barulho que faz e de toda maldade que semeia, nunca prevalecerá sobre o bem, e é isto que o Senhor Jesus nos garante com sua morte e ressurreição. Ora, Deus é Deus, e o seu poder é invencível, mesmo sendo traído, aparentemente subjugado e morto; tudo isso serve tão somente como prova da vitória da sua Onipotência eterna, ninguém o pode vencer; é Dele que depende todas as coisas.
7. Amados irmãos e amadas irmãs, a distância entre o tempo e a eternidade é um sopro de vida, isso nos diz que quem serve fielmente ao Senhor no tempo que lhe é dado, tem como herança a felicidade eterna. 
.
8. Portanto, caríssimos, bem aventurados são aqueles que vivem fielmente seu chamado, pois sabem que o Senhor nunca os abandona, ao contrário, os fazem participantes de sua morte de cruz para que participem também da sua Ressurreição.
.
9. Recitemos com amor e devoção este lindo hino da liturgia latina: "Desce o Verbo de Deus à nossa terra, sem deixar a direita de Deus Pai.
E, lançada a semente do Evangelho, o Senhor chega ao ocaso da vida.
Um discípulo O entrega aos inimigos; mas, antes de morrer, o Salvador entrega-Se aos discípulos, dizendo: "Sou o Pão vivo que desceu do Céu" (Jo 6,51).
.
10. O corpo de Jesus é alimento, o seu sangue, bebida verdadeira. Viverá para sempre o homem novo que tomar deste pão e deste vinho.
Nascendo, quis ser nosso companheiro, na Ceia Se tornou nosso alimento,
na morte Se ofereceu como resgate, na glória será nossa recompensa.
.
11. Hóstia Santa, penhor de salvação, perene manancial de eterna vida, o inimigo teima em combater-nos; salvai-nos com a vossa fortaleza.
Ao Senhor Uno e Trino demos glória, cantemos seu louvor por todo o sempre; a todos nos conceda a vida eterna, abrindo-nos as portas do seu Reino."
.
(Liturgia latina - "Desce o Verbo de Deus", Hino de Laudes da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo)
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox