Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de março de 2024

QUINTA-FEIRA SANTA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 13,1-15)(28/3/24)

.
1. Caríssimos, hoje, quinta-feira santa, começa o Tríduo Pascal com a celebração e a benção dos santos óleos que serão usados nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e no Santo Crisma; também nessa Santa Missa todos os sacerdotes do mundo inteiro juntamente com os seus bispos renovam as promessas sacerdotais para servirem ao Senhor com renovado ardor para a salvação das almas que lhes foram confiadas.
.
2. O Santo Crisma é a unção divina e salutar de todas as almas consagradas a Deus no Batismo, nele rebemos a plenitude do Espírito Santo; assim, por meio desse óleo santo, Deus unge nossas almas nos dotando de todas as graças, nos fazendo participantes do reinado do Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, da sua missão sacerdotal e profética. 
.
3. Também nesta Santa Missa são abençoados o óleo dos enfermos, para curar o corpo e a alma dos que se encontram debilitados espiritual, moral e fisicamente; e o óleo dos catecúmenos, ou seja, daqueles que recebem o batismo e nascem da água e do Espírito Santo para a vida eterna.
.
4. Também nesta liturgia de hoje, na Santa Missa noturna, teremos a celebração da Santa Ceia do Senhor com o lava pés, onde recordamos a instituição da Santa Eucaristia, Corpo e Sangue, Alma e Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo presente realmente neste Sacramento, memorial da nossa salvação. Nesta celebração recordamos ainda a instituição do Sacerdócio e da Santa Missa.
.
5. Portanto, caríssimos, Deus em Seu infinito amor de Pai tudo preparou por meio dos Sacramentos de Sua Santa Igreja para nos fazer participante de Sua Natureza Divina; quanto à nós basta que sejamos fiéis a todas as graças que por estes Sacramentos nos são concedidas para sermos santos como o Senhor nosso Deus é Santo.
.
6. Amados irmãos e irmãs, meditemos com estas palavras de São João Maria Vianey a respeito do Santo Sacrifício da Missa, e da Santa Eucaristia, memorial da nossa salvação: "Quero falar-vos um pouco do que se entende por santo sacrifício da Missa. Sabeis que o santo sacrifício da Missa é o mesmo que o sacrifício da cruz, oferecido uma vez no Calvário. 
.
7. A única diferença é que, quando Jesus Cristo Se ofereceu no Calvário, esse sacrifício era visível [...] e na Santa Missa Jesus oferece-Se ao Pai de uma forma invisível; ou seja, só vemos com os olhos da alma, não com os do corpo. Eis, meus irmãos, um resumo do que é o santo sacrifício da Missa.
.
8. Mas para vos dar uma ideia da grandeza dos méritos da Santa Missa, meus irmãos, basta-me dizer-vos que ela faz as delícias de toda a corte celeste, alivia as pobres almas do purgatório, atrai para o mundo toda a espécie de bênçãos e dá mais glória a Deus do que todos os sofrimentos de todos os mártires, do que as penitências de todos os eremitas, do que todas as lágrimas que foram derramadas desde o princípio do mundo e o serão até ao fim dos tempos.
.
9. Se me perguntardes a razão, ela é bem clara: todas estas ações são feitas por pecadores mais ou menos culpados; ao passo que, no santo sacrifício da Missa, é um Homem-Deus igual ao Pai que Lhe oferece o mérito da sua morte e da sua Paixão. É por isto, meus irmãos, que a Santa Missa tem um valor infinito." (São João Maria Vianney (1786-1859), presbítero, Cura de Ars).(Sermão para o 2.º Domingo depois do Pentecostes)
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox