Arquivo do blog

sexta-feira, 15 de março de 2024

O CONHECIMENTO DE DEUS É OBEDIÊNCIA, É AMOR...

 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 7,1-2.10.25-30)(15/3/24)


O conhecimento de Deus se chama obediência e amor a Ele sobre todas as coisas...
.
1. Caríssimos, ser cristão não é ser isento das tentações, mas sim, vencer tais tentações mantendo a comunhão com Cristo, dando a Ele o primeiro lugar em nossa vida, como Ele fez mantendo-se em comunhão com a vontade do Pai. 
.
2. Com efeito, uma das tentações mais frequentes que chega a nossa mente é julgar tudo e todos, pondo-os sob o nosso controle, e quem sabe até mesmo Deus, como vimos na primeira leitura de hoje. Ora, quando caímos nessa tentação o resultado é terrivelmente nefasto a ponto de nos levar à confusão interior e uma dor na alma.
.
3. Com efeito, viver em Cristo significa realizar em tudo a vontade do Pai, por meio da virtude da obediência e do amor incondicional a Ele, bem como nos ensina São João: "Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos.
.
4. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,3-6).
.
5. De fato, todos os que servem ao Senhor, passam pelas tempestades e os desertos desta vida incólumes, sem serem atingidos, mesmo que sofram os mais terríveis martírios por parte daqueles que se opõem à vontade de Deus. 
.
6. Assim como vimos na história de Cristo e de todos os que o seguiram, pois, ainda que um inocente seja aparentemente derrotado pelas forças do maligno; é aí que se revela a Onipotência, a Onipresença e a Oniciência Divina, por isso, todo inocente vence sempre.
.
7. Caríssimos, pela experiência que temos com o Senhor para nos manter em estado de graça, percebemos que tudo neste mundo passa rumo ao infinito do seu amor, desse modo, quando chegar a nossa hora, como chegou a Dele (cf. Jo 12,23), seremos totalmente livres de todas as contrariedades deste mundo por permanecermos fiéis até o fim no cumprimento da Sua vontade que é a nossa missão.
.
8. Comentando o Evangelho de hoje disse o saudoso Papa Bento XVI: "O conhecimento de Deus se torna vida eterna. Claro, aqui por "conhecimento" queremos dizer algo mais do que conhecimento externo, como sabemos, por exemplo, quando uma pessoa famosa morre, e quando uma invenção foi criada. 
.
9. Conhecer no sentido da Sagrada Escritura é tornar-se interiormente um com o outro. Conhecer a Deus, conhecer a Cristo significa ama-lo, tornando-se um só com Ele em virtude de conhecer e amar. A nossa vida torna-se, portanto, uma vida autêntica, verdadeira e eterna, se conhecermos Aquele que é a fonte de todo o ser e de toda a vida. 
.
10. Desse modo, a palavra de Jesus torna-se um convite para nós: tornemo-nos seus amigos, procuremos conhece-lo cada vez mais! Vivamos em diálogo com ele! Aprendamos com ele a vida justa, tornemo-nos suas testemunhas! Então seremos pessoas que amam e fazemos o que é justo. Então vivemos na verdade." (Bento XVI - Santa Missa da Ceia do Senhor, 1º de abril de 2010).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox